top of page
A NOSSA GASTRONOMIA

ALHEIRA

FUMEIRO.jpg
alheira.jpg

A alheira é um enchido que surgiu no final do século XV em Trás-os-Montes, criado pelos judeus que não comiam carne de porco. Para não serem descobertos pela Inquisição, faziam enchidos com carne de aves, pão, azeite, alho e outros ingredientes. A alheira tem forma de ferradura e é feita com tripa de porco, sendo depois fumada.

POSTA À MIRANDESA:

postafinal.jpg
posta.jpg
posta1.jpg
posta2.jpg

A Posta Mirandesa é um bife de carne de vaca mirandesa, muito tenro e suculento, cortado da perna e grelhado na brasa com sal. O bife é grosso, com pelo menos 2 a 3 centímetros de altura, e é grelhado com o tipo certo de lenha para garantir o melhor sabor.  A Posta Mirandesa é servida com batatas (cozidas, assadas ou fritas) e pode ser acompanhada por grelos, cogumelos ou uma salada simples. Antigamente, era comida em feiras de gado e casas particulares, e hoje pode ser encontrada em qualquer restaurante típico transmontano ao longo do ano.

FOLAR

folarfim.jpg
folar.jpg

O folar transmontano é um pão muito especial, que mistura tradição, cultura e religião. Tem uma massa única e um recheio especial que o tornam delicioso. É uma tradição antiga da região de Trás-os-Montes e começou com celebrações da Primavera.

Quando o cristianismo chegou, o folar passou a fazer parte das celebrações da Páscoa. O pão representa o alimento necessário para viver e a sua forma redonda lembra o sol. As carnes no recheio simbolizam o corpo de Cristo.

BUTELO COM CASCAS

butelo.jpg
butelo com cascas.jpg

O butelo e as cascas são um prato típico da região da Terra Fria. O butelo, também chamado de "bulho" ou "chouriça de ossos", é um enchido feito com o estômago do porco, recheado com ossos, cartilagem e alguma carne. As cascas são feijões colhidos ainda na vagem, cortados em pedaços e secos ao sol.

O butelo tem um sabor especial porque contém ossos e cartilagens, que deixam a carne mais saborosa. Por ser de curta conservação, é consumido logo após a matança do porco, especialmente no domingo gordo. 

FUMEIRO

fumeiro transmontano1.jpg
fumeiro.jpg
fumeiro1.jpg

O fumeiro de Bragança é um conjunto de enchidos tradicionais da região de Trás-os-Montes, famoso pela sua qualidade e sabor. Estes enchidos são feitos de carne de porco, incluindo chouriços, alheiras, butelo e salpicões. A carne é temperada com sal, alho e pimentão, e depois colocada em tripas naturais.

O processo de fumagem é essencial, utilizando lenha de carvalho ou castanheiro, o que dá aos enchidos um sabor único. O fumeiro de Bragança é conhecido pela sua tradição centenária e pela importância cultural e gastronómica na região. É consumido em várias festas e celebrações, sendo um verdadeiro símbolo da culinária transmontana.

bottom of page